segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Homenagem ao Pe. Raul Matte


Os médicos Armando BezerraAdib Jatene e José Raul Matte receberam a honraria que destaca seus desempenhos éticos e compromissos com a sociedade e a Medicina

  
O Conselho Federal de Medicina (CFM) homenageou, em 24 de outubro, as personalidades médicas que se destacaram pelo desempenho ético da profissão, com importantes resultados científicos, técnicos, acadêmicos e políticos.

Foram entregues aos médicos José Raul Matte, Armando Bezerra e Adib Jatene, respectivamente, as comendas Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social;  Moacyr Scliar, de Medicina, Literatura e Arte; e Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública.

O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, ressaltou a importância desse reconhecimento. “O espírito de união e criatividade é que este conselho procura. Estas comendas são um simples intenção de homenagear pessoas especiais”, disse, referindo-se aos três patronos. O médico ainda acrescentou a proposta de adicionar uma nova modalidade às comendas que homenagearia médicos que se destacam no campo da humanidade.

Durante a cerimônia, em Brasília, o CFM ainda prestou homenagem póstuma ao ex-diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Luc Louis Maurice Weckx, falecido em julho. A esposa, Lily Yin Weckx, e o filho, Marcel Weckx, receberam uma placa com os dizeres: “O Conselho Federal de Medicina reconhece e agradece publicamente os relevantes serviços prestados pelo dr. Luc Louis Maurice Weckx à Medicina brasileira”.

A comenda do CFM 
As honrarias, criadas em 2011 pelo plenário do CFM, ressaltam o desempenho ético e compromisso social e com a Medicina por profissionais ou instituições no esforço de construção de uma sociedade mais justa e um mundo melhor. As comendas são outorgadas sempre em outubro como parte das comemorações do Dia do Médico.
  
No ano passado foram homenageados os médicos Ivo Pitanguy, Hésio Cordeiro e Ricardo Paiva.  A eles, foram outorgadas, respectivamente, as comendas Moacyr Scliar, de Medicina, Literatura e Arte;  Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública; e  Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social.

Nos próximos parágrafos, apresentamos um pouco da trajetória e das contribuições oferecidas pelos homenageados deste ano. Todos se destacam pela forma apaixonada com a qual se entregaram aos projetos que mudaram suas vidas e as vidas de milhões de pessoas.

Fonte: recebida por e-mail pessoal.

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...