terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 de outubro - Bem-aventurada Josefina Vannini, virgem




MADRE JOSEFINA VANNINI
Fundadora das Irmãs Filhas de São Camilo

Judite, assim foi batizada Josefina Vannini. Ela nasceu em Roma, aos 7 de julho de 1859, seus pais, Ângelo Vannini e Anunciação Papi. Judite foi sempre uma menina bem educada e 3 desde cedo já pensava em consagrar-se a Deus na Vida religiosa. Ela ficou órfã muito cedo, aos 7 anos de idade perdera seu pai e sua mãe. Judite foi então separada de seus irmãos e levada para um orfanato das Irmãs Filhas da Caridade.
No dia de sua primeira Comunhão, sentiu forte apelo de Jesus para segui-lo. Quis abraçar o carisma das Filhas da Caridade, mas, como sua condição de saúde era frágil, as Irmãs não a aprovaram, mesmo assim ela continuava vivendo com as Irmãs, pois ali era seu lar.
Quando Judite estava com 31 anos de idade encontra-se com o Padre Luís Tezza. Realiza-se um retiro espiritual no convento das Irmãs de Nossa Senhora do Cenáculo, do qual Judite foi participar. O assessor (pregador) foi o Padre camiliano Luís Tezza.
Numa conversa com Judite, onde ela confidenciou ao Padre Tezza toda a sua situação, anseios e esperanças. Ele há algum tempo, levado pelo espírito de São Camilo, do cuidado dos enfermos como mãe, vinha pensando em constituir uma Congregação feminina, imbuída do ideal de São Camilo. Padre Tezza propôs a jovem Judite iniciar a fundação. Ela pediu um tempo para rezar e pensar.
Terminado o retiro, ela apresentou-se ao Padre Tezza, pronta e corajosamente. Duas outras jovens juntaram-se à Vannini. Depois de muitos contratempos e piedosa preparação, no dia 2 de fevereiro de 1892, ocorreu a Fundação da Congregação das Filhas de São Camilo, em Roma. A Congregação nascia graças ao empenho de Madre Vannini e Padre Tezza, então Procurador Geral da Ordem Como era costume na época receber novo nome, Judite recebeu o nome de Josefina, em honra a São José.
A Congregação Religiosa das Filhas de São Camilo nasceu arraigada pela prática das obras de misericórdia espirituais e corporais para com as pessoas enfermas nos hospitais, ambulatórios, asilos, em domicílio e em Escolas de Enfermagem, sempre seguindo o carisma e exemplo de São Camilo.
No mês de dezembro do mesmo ano da fundação, as Filhas de São Camilo já somavam 14 companheiras. Madre Vannini tinha para com suas Irmãs um coração de mãe. Era atenta e jovial, meiga, alegre e prudente.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no início da fundação, a piedosa Fundadora, não desanimou nunca, até por que contava com apoio do Padre Tezza. Ela recebeu o Hábito, em 19 de março de 1893, ocasião em que emitiu os Votos, os quais foram recebidos pelo Padre Luís Tezza, numa cerimônia reservada. Em agosto deste mesmo ano Madre Vannini funda a primeira Casa em Cremona, em Roma.
Em 1895, os Padres Ministros dos Enfermos (os Filhos de São Camilo), reunidos em Roma, no mês de maio, para Capítulo Geral, na pessoa do Padre Joaquim Ferrini (1839-1907), homem de profunda inteligência e grandes virtudes, foi eleito Superior Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos em 1884, governou a Ordem durante cinco anos.
Foi no 37º Capítulo Geral que a Ordem dos Ministros dos Enfermos, de 2 a 11 de maio de 1895, na última sessão, onde reconhecia e aprovava oficialmente a Congregação Religiosa das Filhas de São Camilo. Na época o Superior Geral, findando seu mandato, era o Padre João Mattis (1829-1908), sucedido pelo Padre Pedro Desideri (1823-1895), que teve um curto governo, pois morreu no mesmo ano que assumiu como Superior Geral. Então a Ordem dos Camilianos foi assumida pelo Vigário Geral, Padre Estanislau Carcereri, que governou de 1895 a 1898, morrendo um ano depois, em 1899.
Em 12 de abril de 1906, Madre Josefina Vannini, enviou oito religiosas para fundar uma casa em Buenos Aires. Ela mesma quis acompanhá-las na partida, confiando-as e entregando-as à Divina Providência. As religiosas desembarcaram na Argentina no dia 3 de maio de 1906.
Antes de cair adoentada, em 1910, Madre Vannini estava se preparando para visitar as casas da Congregação e em seguida viajar para a Argentina. Seu desejo era grande de rever suas companheiras. Mas, sua enfermidade não permitiu a viagem. Seu padecimento arrastou-se, mais ou menos, por seis meses. Foi um tempo de muito sofrimento e tristeza para toda a Congregação.
Madre Josefina Vannini morreu no dia 23 de fevereiro de 1911. Seu corpo foi sepultado na Capela da Casa Geral, em Roma.
A Igreja elevou Madre Vannini à honra dos altares, como “Bem-aventurada”, no dia 16 de outubro de 1994, em Roma, por Sua Santidade o Papa João Paulo II.
Guiadas pelo padre camiliano Domingos Gava, dirigiram-se para o Noviciado das Filhas de São Camilo, na Argentina, cinco jovens brasileiras. Após os anos de formação, regressaram ao Brasil, com outras Irmãs, em junho de 1946. Atualmente elas estão na Itália, na Espanha, na Polônia, em Portugal, na Índia, em Burkina-Faso, em Benin, na Argentina, no Brasil, no Peru e na Colômbia.

[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.]

ORAÇÃO: Deus, Pai de misericórdia, continuai por meio da Beata Madre Josefina Vannini, fazendo prodígios de amor para com os enfermos e sofredores, aumentai em nós o espírito de caridade e concedei-nos a graça [...] que por sua intercessão ardentemente vos pedimos, a fim de que vossa bondade misericordiosa seja sempre mais conhecida, amada e glorificada. Amém.

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...