quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exposição sobre o Concílio Vaticano II


Arquidiocese de BH inaugura exposição sobre um dos momentos mais importantes da Igreja
BELO HORIZONTE, quarta-feira, 10 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, inaugura no próximo dia 11 de outubro, quinta-feira, a Exposição Concílio Vaticano II. Entre os objetos que estarão expostos, o visitante poderá ver um solidéu utilizado pelo Papa João XXIII, um cálice que foi do Papa Paulo VI e um caderno com anotações de dom João Resende Costa, segundo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, sobre o Concílio Vaticano II.
O evento faz parte dos 50 anos de abertura do Concílio, solenemente iniciado pelo Papa João XXIII no dia 11 de outubro de 1962 e concluído pelo Papa Paulo VI no dia 8 de dezembro de 1965. Também marca a celebração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e a abertura do Ano da Fé.
Realizada no Memorial da Arquidiocese, a Exposição Concílio Vaticano II será inaugurada no próximo dia 11 de outubro, quinta-feira, às 10h. Estará aberta ao grande público no próximo dia 16 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. O Memorial da Arquidiocese fica na Praça Duque de Caxias, 200, bairro Santa Teresa, Belo Horizonte.
Concílio Vaticano II
Realizado entre 1962 e 1965, a partir de uma convocação do Papa João XXIII, o Concílio contou com a participação de bispos de todo o mundo e teve como objetivo preparar a Igreja para anunciar o Evangelho na sociedade moderna. Entre outras mudanças promovidas pelo Concílio, as missas que normalmente eram celebradas em latim adotaram o idioma próprio de cada país. Foi também a partir deste momento histórico que os fiéis leigos puderam participar ativamente das celebrações e de outras atividades que, anteriormente, eram restritas aos padres.
Catecismo da Igreja Católica
O Catecismo da Igreja Católica, publicado no dia 11 de outubro de 1992, é fruto do Concílio Vaticano II. O Catecismo nasceu a partir da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Bem-aventurado Papa João Paulo II no dia 25 de janeiro de 1985. Durante a Assembleia, os bispos concluíram ser necessária a elaboração de um Catecismo, ou compêndio, de toda a doutrina católica, tanto em matéria de fé como moral. 
O Ano da Fé
O Ano da Fé é uma convocação do Papa Bento XVI e será vivido de 11 de outubro de 2012 até 24 de novembro de 2013. É um “convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, conforme explica o documento Porta Fidei, publicado pelo Papa Bento XVI.

Dia: 11 de outubro, quinta-feira, às 10h 
Local: Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte (Praça Duque de Caxias, 200, Santa Teresa, Belo Horizonte)

Contatos: 3269-3011 | 3269-3161

Fonte: ZENIT.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...