terça-feira, 11 de novembro de 2014

Segunda Congregação religiosa mais antiga do Brasil elege Conselho Geral



Nesta segunda-feira, 10 de novembro, sétimo dia do XIX Capítulo Geral, a Irmã Marlise Hedges foi reconduzida à direção geral da Congregação para o sexênio 2014-2020.

Por Redação
SÃO PAULO, 10 de Novembro de 2014 (Zenit.org) - Está eleito o novo conselho geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Nesta segunda-feira, 10 de novembro, sétimo dia do XIX Capítulo Geral, a Irmã Marlise Hedges foi reconduzida à direção geral da Congregação para o sexênio 2014-2020. O Capítulo Geral é realizado na Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, Vale Vêneto, cidade de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul.
O dia, iniciado com Santa Missa em honra ao Espírito Santo, contou com a celebraçãopresidida pelo arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Hurbet. Em sua homilia, o prelado encorajou as Irmãs a assumirem destemidamente a missão confiada por Deus. 
Irmã Marlise Hendges foi reeleita para a Direção Geral no primeiro escrutínio. Ao finalizar a votação, coube ao arcebispo Dom Hélio perguntar se a Diretora Geral aceitava a missão confiada pelas Irmã e proceder com a leitura do termo de compromisso.
Logo em seguida foi feita a eleição das Irmãs para o novo Conselho Geral:
Vice-Diretora Geral e Conselheira do Setor Educação: Irmã Elenar Luisa Berghahn (Eleita)
Secretária Geral: Irmã Dalia Löff (Eleita)
Conselheira Geral Secretária das Mantenedoras: Irmã Gema Tonial (Reeleita)
Conselheira Geral do Setor Formação: Irmã Élida Debastiani (Reeleita)
Conselheira Geral do Setor Animação Missionária: Irmã Maria Aparecida Barboza (Eleita)
Conselheira Geral do Setor Ação Social: Irmã Maria Bernadete Macarini (Eleita)
Ecônoma Geral: Irmã Joana Guedini (Reeleita)
Todo o processo de eleição aconteceu de forma rápida, sempre em primeiro escrutínio. Segundo a coordenadora da sala capitular, Irmã Maria Angelina, esta ação foi fruto do Espírito Santo e das orações de toda a comunidade congregacional: “foi muito bonito o gesto do SIM de cada uma. Foi uma eleição tranquila, tudo em primeiro escrutínio. Foi um gesto bonito, um momento único, de muita alegria, de acordo com o espírito que o Papa pede para a Igreja, para a vida religiosa (...) sentimos a comunhão de todas as irmãs, leigos/as, jovens aspirantes, postulantes e noviça. Essa comunhão do Espirito se fez sentir forte, por isso, o resultado foi bonito” disse.
Reeleição da Diretora Geral
Após a sua reeleição, Irmã Marlise Hendges declarou que nos últimos seis anos fez uma profunda experiência de Deus e isso, acrescido ao apoio das co-irmãs e dos leigos, a fez assumir a missão confiada. Para este novo tempo que se inicia, Irmã Marlise afirmou  que pede quatro dons em especial: amor, discernimento, sabedoria e graça: “Eu pedi e peço a Deus, peço para que as Irmãs rezem por mim para que eu tenha quatro dons: o dom de amar e de servir à Congregação e ao Reino de Deus. O dom do discernimento para descobrir sempre qual é a vontade de Deus em cada momento. O dom da sabedoria para saber quais os apelos que temos hoje e que a Congregação se sente interpelada a atender. E o quarto dom que eu pedi foi o de ser companheira da graça de cada irmã da Congregação e, também, de cada leigo e leiga ICM que hoje são em grande número na nossa Congregação” disse.
Às tantas pessoas que rezam pelo XIX Capítulo Geral, a Diretora Geral enviou mensagem na qual pede apoio ao trabalho realizado pela Congregação: “Gostaria de contar com a oração de todos e todas que se sentem comprometidos com essa obra que Bárbara Maix diz que é “obra de Deus”. Também conto com a colaboração das Irmãs, como até agora eu sempre contei. Conto com os leigos, leigas e de todas as pessoas simpatizantes do carisma de Bárbara, para que a gente possa levar em frente esse projeto de Vida Religiosa Consagrada que Bárbara começou e propõe hoje para a Igreja e para o mundo. Que possamos ser significativas para o mundo de hoje que está dilacerado e que tem necessidade dos sinais de Deus no meio deles”.
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda congregação mais antiga do Brasil  com 165 anos de fundação, sendo a primeira de vida ativa.  Foi fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, no dia 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro/RJ. Conta com mais de 700 Irmãs presentes em 15 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Brasília, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins e nos seguintes países: Itália, Moçambique, Paraguai. Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina.
A Sede Geral está em Porto Alegre.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...