terça-feira, 11 de novembro de 2014

Francisco aos seminaristas: Fraternidade, oração e missão



Os futuros sacerdotes franceses reunidos no Santuário de Lourdes recebem uma mensagem do Santo Padre

Por Redação
ROMA, 10 de Novembro de 2014 (Zenit.org) - "O sacerdócio é um ministério para viver de forma solitária, mas não individual”. São palavras do santo padre Francisco em uma mensagem dirigida aos seminaristas franceses por ocasião do seu encontro no Santuário mariano de Lourdes do 8 ao 10 de novembro.
Em sua mensagem, o Papa esclarece três pontos fundamentais que todo presbítero tem que refletir para poder coloca-los em prática.
O primeiro ponto é a "fraternidade". A dos discípulos "expressa a unidade dos corações, é parte integrante do chamado que recebestes”, afirma Francisco. Além do mais afirma que “o ministério sacerdotal não pode em nenhum caso ser individual e menos ainda individualista”. No texto do Papa se lê que no seminário vive-se “juntos para aprender a conhecer-vos, apreciar-vos, apoiar-vos e, às vezes, suportar-vos”, por isso lhes convida a “aceitar este ensinamento da fraternidade com todo vosso ardor”.
A "oração" é o segundo termo explicado pelo Papa. Dessa forma, refere-se à imagem do Cenáculo, onde os discípulos rezam com Maria em espera do Espírito Santo. Neste contexto, o Papa sublinha que está claro que "na base da vossa formação está a Palavra de Deus, que vos penetra, vos alimenta, vos ilumina". Por isso, o conselho que o Santo Padre dá aos seminaristas é ter “a cada dia longas horas de oração” e deixar que a sua oração “seja um convite ao Espírito”, do qual depende a construção da Igreja, a guia dos discípulos e o dom da “caridade pastoral”. Além disso, o Bispo de Roma diz em sua mensagem aos seminaristas que indo onde são convidados poderão ser os “homens de Deus” que as pessoas querem que os sacerdotes sejam.
Por fim, Francisco falou da "missão". Nas palavras do papa, os anos do seminário são uma preparação com o “único objetivo” de transformar-se em discípulos "humildes", capazes de ter "preferência pelas pessoas mais marginalizadas” das periferias. Desta forma, os Santo Padre conclui recordando que “a missão é inseparável da oração, porque a oração abre ao Espírito e o Espírito vos guiará na missão. E a missão, cuja alma é o amor, é a de conduzir aqueles que encontrareis a recolher a ternura de Cristo através dos Sacramentos”.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...