segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Espírito do Senhor Ressucitado conduz a Verdade que nos torna livres


As palavras de Bento XVI durante o Regina Caeli
CIDADE DO VATICANO, domingo, 27 de maio de 2012(ZENIT.org) – Apresentamos as palavras de Bento XVI dirigidas aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para o tradicional Regina Caeli.
Queridos irmãos e irmãs!
Celebramos hoje a grande festa de Pentecostes, que leva a conclusão do Tempo Pascal, cinquenta dias após o Domingo da Ressurreição. Esta solenidade nos faz recordar e reviver a efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e os outros discípulos, reunidos em oração com a Virgem Maria no Cenáculo (cf. Ato 2,1-11). Jesus, ressuscitado e ascendido ao céu, envia à Igreja o Seu Espírito, a fim que cada cristão possa participar de sua própria vida divina e tornar válido seu testemunho no mundo. O Espírito Santo, entrando na história, derrota a aridez, abre os corações para a esperança, estimula e favorece em nós o amadurecimento interior no relacionamento com Deus e com o próximo.
O Espírito, que “falou por meio dos profetas”, com os dos da sabedoria e da ciência continua a inspirar mulheres e homens que se comprometem na busca pela verdade, propondo caminhos originais de conhecimento e de aprofundamento sobre o mistério de Deus, do homem e do mundo. Neste contexto, estou contente de anunciar que no dia 7 de outubro, no início da Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, proclamarei São João D’Ávila e Santa Hildegarda de Bingen doutores da Igreja Universal. Estas duas grandes testemunhas de fé viveram em períodos históricos e ambientes culturais muito diferentes. Hildegarda foi monja beneditina no coração da Idade Média alemã, autentica mestra de teologia e profunda estudiosa das ciências naturais e da música. João, sacerdote diocesano nos anos do renascimento espanhol, participou do processo de renovação cultural e religiosa da Igreja e da estrutura social no alvorecer da modernidade. Mas a santidade de vida e a profundidade da doutrina os tornam perenemente atuais: a graça do Espírito Santo, de fato, lhes projetou nessa experiência de penetrante compreensão da revelação divina e de inteligente diálogo com o mundo que constituem o horizonte permanente da vida e da ação da Igreja.
Sobretudo, à luz do projeto de uma nova evangelização, a qual será dedicada a mencionada Assembléia do Sínodo dos Bispos, e a vigília do Ano da Fé, estas duas figuras de Santos e Doutores são de considerável importância e atualidade.Também nos nossos dias, através dos ensinamentos deles, o Espírito do Senhor ressuscitado continua a fazer ressoar sua voz e a iluminar o caminho que conduz àquela Verdade que unicamente pode tornar-nos livres e dar sentido pleno a nossa vida.
Rezando agora, juntos, o Regina Caeli, invoquemos a intercessão da Virgem Maria, a fim que a Igreja seja potentemente animada pelo Espírito Santo, para testemunhar Cristo com franqueza evangélica e aberta sempre mais à plenitude da verdade.
(Após o Regina Caeli)
Queridos irmãos e irmãs!
Esta manhã em Vannes, na França, foi proclamada Beata Mere Saint-Louis, ao século Louise-Élisabeth Mole, fundadora das Irmãs da Caridade de São Luis, que viveu entre os séculos XVIII e XIX. Damos gaças a Deus por esta testemunha exemplar de amor à Deus e ao próximo.
Recordo que na próxima sexta-feira, 1° de junho, estarei em Milão, onde acontecerá o VII Encontro Mundial das Famílias. Convido a todos a seguir este evento e a rezar pelo seu bom êxito.
(Tradução:MEM)

Fonte: zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...