sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Alegrai-vos Vida Consagrada



Mais de 800 consagrados reúnem-se com o cardeal João Braz de Aviz

 QUINTA, 28 AGOSTO 2014 16:55 CNBB

Com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, o Encontro da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o regional Sul 2 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reúne  860 consagrados e consagradas de treze estados do país,  na paróquia Bom Jesus, em Curitiba (PR). O evento, que teve início ontem, 28, e se encerra nesta sexta-feira, 29, tem como objetivos preparar as famílias religiosas para o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo papa Francisco, e  celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, animando e renovando  homens e mulheres no seu compromisso com o próximo, de acordo com os ensinamentos cristãos. 

Para dom João Braz, a proclamação de 2015 como ano da Vida Consagrada retoma as grandes linhas traçadas pelo Concílio e os caminhos percorridos pela vida consagrada até então, à luz do documento Perfectae Caritatis que, no próximo ano, completará cinquenta anos. Segundo o cardeal, com a iniciativa, "o papa Francisco quer ressaltar que a vocação consagrada é fundamental na Igreja". Falou, ainda, sobre as mudanças que a vida consagrada enfrenta. "Os antigos carismas são dons de Deus, e não podem ficar escondidos debaixo das cinzas. Mas não podem conservar todas as suas tradições, voltadas para os séculos passados, sem considerar o mundo atual”, afirmou. 

Sobre o tema do evento,  “Alegrai-vos!”, o cardeal enfatizou  o fato de que a alegria precisa ser a característica de cada consagrado ou consagrada. “Seguir Deus e o Evangelho é o que realiza as pessoas. E não basta dizer que se é feliz, mas é preciso ser de fato”, apontou o religioso.

Por sua vez, a presidente nacional da CRB, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, ressaltou a presença dos religiosos de todas as regiões do Brasil. “É uma imensa alegria olhar para estes rostos atentos, estes corações abertos, essa esperança lúcida para o dia de hoje. É muito bom observar esses rostos vindos de tantos lugares do nosso país. Em nome da CRB nacional quero acolher a todos para esse momento de graça, de Kairós para a Vida Consagrada”, disse. 

Participam  do encontro, consagrados e consagradas, aspirantes, junioristas, noviços e noviças, membros de Institutos da Vida Consagrada, Novas Comunidades de Vida, padres diocesanos e vários bispos.

Na programação, há palestras com o abade do Mosteiro Trapista de Campo Tenente (PR), dom Bernardo Bonowitz; e do professor de Teologia da PUC de Curitiba, frei Clodovis Boff.

O evento é transmitido ao vivo pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=dPpYGrZAXlQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...