Discurso do Santo Padre durante o Consistório Ordinário Público para a criação de seis novos Cardeais na manhã de sábado no Vaticano
CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de novembro de 2012 (ZENIT.org) - Às 11 horas da manhã de ontem, sábado (24), o Santo Padre Bento XVI realizou um Consistório Ordinário Público para a criação de seis novos cardeais.
Na abertura do consistório, após a saudação, a oração e a proclamação do Evangelho (Mc 10, 32-45), o Papa deu o seu discurso. O Santo Padre lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos novos cardeais, anunciando-lhes a Ordem presbiteral ou diaconal. O rito continua com a profissão de fé dos novos Cardeais diante do povo de Deus e o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e aos seus sucessores.
Os novos cardeais, de acordo com a ordem de criação, se ajoelham, em seguida, diante do Santo Padre que lhes impõe o barrete cardenalício, entrega o anel e designa cada um com uma igreja de Roma como sinal de participação na solicitude pastoral do Santo Padre na Urbe.
Abaixo está a lista do Título ou da Diaconia atribuídos pelo Santo Padre Bento XVI a cada um dos novos Cardeais no momento da criação no Consistório:
1. Card. James Michael Harvey, diaconia de São Pio V na Villa Carpegna
2. Card. Béchara Boutros Raï Cardeal, O.M.M.
3. Card. Baselios Cleemis Thottunkal, Título de São Gregório VII
4. Card. John Olorunfemi Onaiyekan, Título de San Saturnino
5. Card. Rubén Salazar Gómez, Título de São Geraldo Majela
6. Card. Luis Antonio G. TAGLE, Título de São Félix de Cantalice em Centocelle
Depois da entrega da Bula de criação cardinalícia e da atribuição do Título ou da Diaconia, o Santo Padre Bento XVI troca com cada novo Cardeal o abraço da paz.
Fonte: ZENIT.org
SAV - Equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário