sexta-feira, 3 de agosto de 2012

3 de agosto - Despedida co Coração de São Camilo



A Relíquia do coração de São Camilo despediu-se do Brasil

Em peregrinação no Brasil, por ocasião das comemorações dos 90 Anos dos Camilianos no Brasil, a Relíquia do Coração do Santo fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) despediu-se do Brasil em missa na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, às 18h15, presidida pelo Pe. Ariseu, vice-provincial dos Camilianos no Brasil, concelebrou padres, diáconos e religiosos camilianos, além de uma expressiva participação do povo de Deus.


São Camilo na visão do Beato, João Paulo II 

São Camilo foi um dos Santos que mais intensamente viveu o mistério da redenção no seu acontecer cotidiano através da cruz e, por inspiração divina, formou uma nova escola de caridade, instituindo a Ordem e a Família Camiliana. 

Um contemporâneo de São Camilo de Lellis informa-nos que o santo ao lado do doente participava a tal ponto de sua condição que ‘adorava o enfermo com a pessoa do Senhor’. Não está porventura escrito no Evangelho: ‘Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, Amim mesmo o fizestes’ (Mt 25, 40)”? 

“Também hoje, como ontem e como sempre, continua a ser válida a recomendação: ‘Em qualquer cidade em que entrardes... curai os enfermos que nela houver e dizei a todos: ‘O Reino de Deus está próximo’ (Lc 10, 8s.). Recordada disto, a Igreja fez-se promotora, desde as suas origens, da assistência sócio-sanitária, reconhecendo na solicitude pelo mundo do sofrimento um dos dados qualificantes da ação redentora, segundo a indicação do Senhor, o qual veio anunciar ‘a Boa Nova aos pobres; proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, o recobrar a vista; libertar os oprimidos, proclamar o ano da graça do Senhor’” (Lc 4, 1-19; cf. Is 61, 1). 

Tal mensagem tornou-se já no Senhor ação, porque ‘Jesus percorria as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades (Mt 9, 35). Não deve causar admiração que, em todos os tempos, também os discípulos de Jesus tenham sentido a implemente necessidade de traduzir em fatos a ordem que lhes deixara o Mestre divino. Um destes, pronto a aceitar e a pôr em prática de maneira heróica o exemplo do Senhor, foi precisamente São Camilo de Lellis. 

As condições diferentes dos tempos (4 séculos), nada tiraram da validade da intuição de São Camilo, e até lhe solicitam novas expressões, em harmonia com as exigências do hodierno contexto social. Se de fato o progresso da civilização é devido à aumentada possibilidade de servir o homem, o carisma camiliano não pode deixar de encontrar confirmação e crescente aplicação. 

(João Paulo II, por ocasião de sua visita ao Hospital São Camilo em Roma) 

SAV - Equipe








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...