quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CONVERSÃO DE SÃO CAMILO

2 de fevereiro - Conversão de São Camilo
Contexto histórico
Em 1575, durante uma missão de transporte de dinheiro e vinho ao Convento Castelo de São Giovanni, conversou demoradamente com Padre
Ângelo, guardião do convento. Pediu ao padre que orasse por ele. No dia seguinte, já rumando de volta, teve tempo e paisagem para meditar. Desce do cavalo e põe-se a chorar e a bradar contra sua cegueira de não ter conhecido deus e seus divinos caminhos.
Camilo de Lellis indicou esse dia, 2 de fevereiro de 1575, como a data de sua conversão. Contaria mais tarde que chorou muito ao pé de uma árvore, pedindo a Deus tantas lágrimas quantas fossem necessárias para lavar seus pecados.
Ao retornar para o convento dos Capuchinhos, rogou para ingressar na Ordem. Queria vestir o hábito. Pouco tempo depois veio a autorização. Camilo julgou-se o homem mais feliz do mundo. Mas a chaga do pé atrapalhou-o novamente. Foi dispensado com a promessa de ser recebido como noviço, caso se curasse.
Atualizando
Recordar os 437 anos da conversão de nosso fundador, São Camilo, é fazer memória de mudança de vida. É perceber a ação de Deus em nossa história, notar a sua misericórdia e a sua graça divina, as quais Camilo for envolvido naquele dia 2 de fevereiro de 1575.
            São Camilo experimentou de forma profunda a ação de Deus em sua vida, o amor que o faz recuperar valores que o tornara verdadeiramente um religioso, fundador de uma nova escola de caridade.
            Como São Camilo somos convidados a cada dia converter-nos, renovar nossas forças no Senhor, fazendo uma experiência profunda do amor de Deus. E de forma livre, amorosa, simples e serviçal colocar-se ao lado de nossos irmãos enfermos e doentes.
            Aos 25 anos, São Camilo se converteu. Sua conversão ocorreu em 2 de fevereiro de 1575, era festa da Purificação da Virgem Maria. Atualmente, celebra-se a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo. Muitos, ainda hoje, na recitação do Rosário, na contemplação dos mistérios da alegria (gozosos), medita no quarto mistério a Apresentação do Menino Jesus e a Purificação de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...