quinta-feira, 25 de maio de 2017

Nascimento de São Camilo de Lellis, fundador



SÃO CAMILO DE LELLIS, VOCACIONADO À CARIDADE

Camilo de Lellis nasceu na Itália em Buquiânico de Quiete na região Abruzzo em 25 de maio de1550. Antes do seu nascimento, sua mãe, Camila, viu-o em sonhos com uma cruz no peito e uma grande multidão de jovens o seguia trazendo o mesmo distintivo no peito: a cruz vermelha.

A adolescência de Camilo, porém, não correspondeu a estas previsões, pois a viveu no vício, sobretudo em jogos de azar, com desperdício de saúde, dinheiro e honra, a tal ponto que, forçado pela pobreza, teve que se submeter a trabalhos humildes, indignos de seus antecedentes, no Hospital dos Incuráveis em Roma, em seguida nos exércitos de Veneza e, enfim, a serviço do convento dos Capuchinhos.

A natureza dotou Camilo com um temperamento enérgico: o que queria devia conseguir não havia freio nem obstáculo que lhe barrasse os passos. Contudo, um dia apareceu-lhe uma chaga no pé direito. Para cuidar-se procurou um hospital, foi para hospital São Tiago em Roma. Ali se sensibilizou pelo modo que eram assistidos os doentes.

Diante daquela realidade juntou um grupo de pessoas de bem para cuidar daqueles enfermos. A vida de Camilo foi sempre permeada pela dor, sofrimentos e pelas obras de misericórdia, pois ao servir o doente servia a Deus. Para São Camilo o doente é seu senhor e patrão. O leito do enfermo é o altar onde se realiza a mais solene liturgia.

O amor que tinha no coração brotava em suas mãos. No cuidado com os doentes sempre recomendava aos seus confrades: “Mais coração nessas mãos, irmãos!” São Camilo, um grande homem espiritual, cultivava uma vida de oração. A oração de Camilo não foi um ato apenas, mas um estado, isto é, uma adesão constante de sua alma a Deus. 

O seu carisma e espiritualidade estenderam pelo mundo e contagiou homens e mulheres. Ele desejava ter milhares de braços, de mãos e de vidas para socorrer a todos. Camilo de Lellis apagava-se lentamente, morreu em 14 de julho de 1614.  A ele as glórias dos céus, aos seus seguidores nossa reverência, sob sua égide caminham como religiosos, religiosas, leigos/as consagrados/as que oferecem aos sofredores o Cristo Esperança.

Curiosidade: a cruz vermelha – No dia 29 de junho de 1586 festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, Camilo usou pela primeira vez a Cruz Vermelha, ele se orgulhava muito deste distintivo, que sua mãe viu antes de dá-lo a luz. Quando ia a sua terra natal com a cruz a quem lhe lembrava o sonho de sua mãe dizia: “essa é a mesma cruz que minha mãe pensava que seria a ruína e destruição de minha casa. Deus, no entanto, a converteu em ressurreição para muitos e em exaltação de sua glória”. 

[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.]

SCAV - Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...