terça-feira, 9 de maio de 2017

Despertar vocacional


O DESPERTAR VOCACIONAL é um caminho que precisamos trilhar a fim de levar uma vida feliz. Este caminho é composto por algumas fases, como assinalamos a seguir.

ESCUTAR: É preciso estar atento à voz de Jesus que fala de diversos modos. Pode ser durante uma missa, através da homilia; numa palavra proclamada que salta ao coração; ao ler a Bíblia antes de ir dormir. Jesus é capaz de falar ao coração de maneira inesperada. Mas escutar o que ele fala não é tudo, é preciso responder Àquele que fala, ou seja, participar ativamente do despertar vocacional. Somente quem arrisca é que dá chance a si mesmo de despertar a própria vocação. Essa atitude ajuda a descobrir a vida plena. Vale a pena fazer este caminho. 

PERSEVERAR: Jesus não se cansa de chamar. Em Sua Igreja sempre há lugar para servir. Aquele que escutar a voz do Senhor precisa manter viva esta chama interior. Não deixar que outras vozes ocupem o lugar da voz de Jesus. Para isso existem meios concretos. Por exemplo, se inserir numa das diversas pastorais na Igreja.

OBSERVAR: Olhando com amor para a história de vida, procurar descobrir os momentos onde Jesus falou ao coração de modo mais intenso. Este autoconhecimento é indispensável no processo de discernimento vocacional. Tal dinâmica nunca acontece num “mundinho” fechado, ao invés, ela se dá em diversos níveis de convivência: familiar, escolar, comunidade paroquial, grupo de amigos, local de trabalho etc. Jesus fala através das pessoas que estão ao nosso lado.

ORAR: Finalmente, o processo de discernimento vocacional não pode ser feito sem oração. A oração é um meio privilegiado de crescimento espiritual que nos proporciona intimidade maior com Jesus e desperta nosso coração para as necessidades dos que sofrem. Mas como se aprende a orar? Orar se aprende orando. Ainda que às vezes o cansaço ou uma secura interior dê a impressão de que Jesus está distante, não desistas da oração. Jesus está ao seu lado, ou melhor, em seu interior. Basta silenciar o coração e deixar que ele fale: “Vem e segue-me”(Mt 19,21).

SAV - Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...