quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novo bispo auxiliar para Brasília



Bento XVI acolhe a solicitação do arcebispo, dom Sergio da Rocha

CIDADE DO VATICANO, 06 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) - Bento XVI nomeou bispo auxiliar de Brasília o monsenhor Valdir Mamede, até o momento vigário judicial e pároco na mesma arquidiocese, atribuindo-lhe a sede titular de Naisso.
Monsenhor Valdir Mamede nasceu em 21 de julho de 1961 na cidade de Silvianópolis, arquidiocese de Pouso Alegre, Minas Gerais. Frequentou os estudos de filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981-1983) e teologia no Studium Theologicum de Curitiba (1984-1987). É doutorem Direito Canônicopela Pontifícia Universidade Lateranense (2000-2002).
No decorrer do seu ministério sacerdotal serviu nas seguintes funções: vigário paroquial (1989-1992) e depois pároco na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro (1992-1995), foi também pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Taguatinga, arquidiocese de Brasília (1995-1999).
Foi ordenado sacerdote 21 de maio de 1988 e atualmente ocupa o cargo de vigário judicial e pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Brasília.

Saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília
Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB assina saudação da Conferência ao Monsenhor Valdir Mamede
BRASíLIA, 06 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) - Apresentamos a seguir a saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinada por Dom Leonardo Steiner, também bispo auxiliar de Brasília (DF), secretário geral da CNBB, ao Monsenhor Valdir Mamede, nomeado bispo auxiliar de Brasília na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro. A mensagem foi publicada no site da CNBB nesta manhã de quarta-feira. 
A Nunciatura Apostólica nos deu, na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, a notícia de que o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). Esta nomeação traz alegria à Igreja Particular de Brasília. Manifestamos gratidão ao Santo Padre que atendeu a solicitação do arcebispo, dom Sergio da Rocha, de ter um novo colaborador.
Monsenhor Mamede é membro efetivo do clero de Brasília desde 2006 e tem realizado um excelente trabalho pastoral na arquidiocese. Sua competência em Direito Canônico constitui um extraordinário instrumento de serviço ao Povo de Deus. A dedicação como professor no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese é bem conhecida, estimada pelos estudantes e reconhecida pelos colegas.
Para mim, particularmente, que recebi do Santo Padre missão semelhante na arquidiocese de Brasília, este momento é de grande significado porque participo do acolhimento desse nosso Irmão com especial contentamento junto às nossas comunidades. Posso compartilhar, com ele, a satisfação de participar da caminhada de fé de um povo bom e generoso de Brasília.
Em nome da Conferência, saudamos a chegada desse novo membro do espiscopado no Brasil e rezamos para que sua ação evangelizadora como colaborador do arcebispo de Brasília seja plena de frutos. Enviamos nosso abraço fraterno a dom Sergio da Rocha e estamos em sintonia fraterna com todas as comunidades da arquidiocese nesse momento em que acolhem o novo bispo auxiliar.


Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...