quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Um serviço pioneiro a religiosos idosos e doentes


Os camilianos gerenciam 12 enfermarias de outras congregações religiosas
MADRI, 05 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) - A Fundação Hospital Residencia São Camilo dos religiosos camilianos gerencia doze centros de enfermaria de outras congregações religiosas, nas quais residem mais de 300 religiosos e religiosas anciãos. Espera-se que ao longo deste ano o número dobre e se possa oferecer o serviço a 24 enfermarias e casas de religiosos/as anciãos.
Este projeto é o resultado da reflexão iniciada por diversos Institutos religiosos em 2011 e que se concretizou neste serviço intercongregacional que começou em abril de 2012. Em junho se juntaram as cinco primeiras enfermarias e progressivamente o número tem ido aumentando até as doze de hoje. Este ano, espera-se que o número dobre e a Fundação Hospital Residencia São Camilo preste serviço a um total de 24 enfermarias e casas de religiosos/as anciãos.
Projeto de comunhão
No passado mês de dezembro, as congregações envolvidas avaliaram o caminho percorrido. Nesta avaliação, os superiores provinciais mostraram a sua satisfação com a qualidade do serviço, com a boa relação qualidade/preço, e com a transparência nos dados econômicos. Da mesma forma destacaram a importância de que seja um projeto de comunhão da vida consagrada na Espanha que procura melhorar a prestação do serviço a religiosos e religiosas anciãs.
As próprias congregações aprovaram o Plano Estratégico da Fundação para os próximos três anos (2013-2015). O Plano dá ênfase especial em continuar avançando na dimensão intercongregacional do projeto, e na participação na tomada de decisões estratégicas, em aprofundar na "humanização" da ação assintencial que se oferece nas enfermarias, e em continuar melhorando em eficiência econômica.
Congregações participantes
As congregações religiosas que participam deste projeto intercongregacionais são as Carmelitas da Caridade-Vedrunas, de Vinalesaj; as religiosas da Assunção de Navas de Riofrío; as mercedarias da Caridade em Madrid e Valladolid; as Irmãs da Consolação de Reus; as Filhas de María Auxiliadora de Saragoça e Madri; as freiras dominicanas de Saragoça; as Adoradoras do Santíssimo Sacramento de Guadalajara e Alicante; a Congregação da Paixão - Passionistas de Saragoça; e a Companhia de Santa Teresa de Jesus de Torrent.
Mais informações: Fundación Hospital Residencia San Camilo; Sant Pere de Ribes, El Garraf; mamillan@hrsantcamil.es.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...