terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vocação, um Chamado de Deus

Quem nunca pensou ou ouviu falar sobre vocação? Essa palavra traz consigo algo precioso: um convite a uma profunda amizade com Deus. Ele, na sua infinita bondade de Pai, deseja a felicidade plena a todos os seres humanos, para que se realizem em suas conquistas e opções. O ser humano, na sua liberdade, é convidado a escutar e a acolher o chamado feito por Deus, assim como aconteceu com Moisés, com Abraão, com os Profetas e com os Apóstolos e isto também poderá acontecer com você.
            A palavra vocação significa chamamento. Não se trata de um simples chamado, porque consiste no resultado da soma entre chamado e resposta. Esse chamamento é sinal de confiança tanto para quem é chamado, quanto para aquele que chama. O chamado assinala ou indica um caminho, desperta ou convida a caminhar, fortalecendo a fragilidade humana, a fim de proporcionar um encontro pessoal com Cristo, servidor da messe do Pai.
            É Deus quem nos chama a servir uns aos outros. Se Ele nos chama também indica o caminho a seguir. E esse é traçado na medida em que se caminha. É caminhando que se faz o caminho, diz o ditado. Deus chama a cada um dentro do seu cotidiano e não usa meios extraordinários. Seja no ambiente familiar, estudantil ou do trabalho, lá se encontra Deus. E, assistidos pelo Espírito Santo, somos impulsionados a dar uma resposta generosa a Deus, ou seja, fazer uma opção livre e consciente, a qual implica despojamento, adesão filial ao projeto de Jesus Cristo e renúncias, como vemos na parábola do jovem rico (Mt 19, 16-22).
            Esse encontro com Jesus expressa uma pedagogia de forma clara e direta. Assim o jovem se sente pessoalmente convidado porque realmente se encontrou com Cristo, que o chama e espera dele uma resposta. Essa resposta é perpassada pela acolhida e pela experiência do amor de Deus Trindade. Deus é a fonte da vocação: o Pai chama para a missão; o Filho, servidor e obediente ao Pai, expressa esse chamado, nos envia, e o Espírito Santo faz ecoar a Palavra em vista do bem de todos e nos conduz. A acolhida do chamado consiste em abrir a porta para esta invasão de força, a fim de que a pessoa se disponha e se sinta impelida para onde tal força a impele. A verdadeira acolhida brota da mais profunda serenidade interior, a qual gera uma abertura aos outros.
            A vocação não se restringe a adjetivos como matrimonial, laical, sacerdotal ou vida religiosa. Esses são complementos necessários para quem deseja viver toda a sua vida única e exclusivamente para Deus e o seu Reino. Quando ouvirmos falar a respeito de vocação, devemos ter clareza de que se trata de um substantivo muito importante, no qual reconhecemos a presença de Deus no princípio e fim de nossa história. Abraçando a vocação, iluminados pela Palavra de Deus e confiantes na companhia de Jesus Cristo, que nos revela o Pai, sem medo de ser feliz, seremos a cada dia impulsionados a arriscar tudo para viver por amor, pois se Deus chama é porque Ele nos ama.                                                  

Equipe - SAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...