terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acompanhamento e etapas formativas

O caminho formativo compreende duas fases: formação inicial e formação permanente. Todavia, esse caminho começa a ser percorrido por meio da Promoção Vocacional, cuja missão promover e difundir a consciência de que todo povo de Deus é chamado a uma consagração especial no mundo. Eis o grande apelo de Jesus: “A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita” (Mt 9, 37-38).
A formação inicial é um tempo de diálogo entre a iniciativa de Deus que chama e a liberdade da pessoa chamada, que assume progressivamente os compromissos da sua própria formação. Essa formação dura até a emissão da Profissão perpétua. Esse período formativo da Vida religiosa é gradativo e progressivo, a saber: Aspirantado (Propedêutico); Postulantado (período dos estudos filosóficos); Noviciado (vida de oração, vida comunitária e vivência do carisma camiliano); Juniorato (período dos estudos teológicos).
A formação é um processo contínuo, não tem ponto final. Por isso, após a profissão perpétua e a ordenação todo religioso encontra-se num estado de formação permanente. A formação permanente é uma necessidade inerente à realidade pessoal e cada religioso, ele é o primeiro responsável pela sua formação permanente, mantendo-se aberto aos vários aspectos do seu ser e de seu agir, mantendo vivo e ativo o ânimo carismático e apostólico, como por exemplo, por meio de uma boa reciclagem teológica.
PASTORAL VOCACIONAL
Tem a missão de promover e difundir a consciência de que todo povo de Deus é chamado a uma consagração especial no mundo. Eis o grande apelo de Jesus:
A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita (cf. Mt 9, 37-38).
SEMINÁRIO MENOR
É uma comunidade para jovens, sobretudo adolescentes, que desejam descobrir a sua vocação. A sua finalidade primeira e cultivar o germe da vocação, isto é, favorecer o processo de discernimento vocacional, para livre opção pela vida religiosa camiliana.
Atividades: estudos escolares, formação comunitária, oração, serviços rotineiros da casa, pastoral, lazer etc.
PROPEDÊUTICO
É o início da caminhada dos vocacionados que concluíram o ensino médio ou algum curso superior. Esse período pode ter a duração, no mínimo um ano, podendo ser prorrogado.
Atividades: formação comunitária e espiritualidade camiliana; estudos de algumas disciplinas e idiomas, em vista de um futuro processo seletivo para etapa posterior (filosofia); pastorais; serviços cotidianos, lazer etc.
FILOSOFIA OU POSTULANTADO
É a etapa da formação em que o formando continua a sua experiência da vida religiosa camiliana. Agora de modo mais intensa, pois ele será inserido num mundo acadêmico, ingressa na graduação em Filosofia. Essa etapa dura três anos. O último ano é marcado pela preparação em vista da admissão ao Noviciado.
NOVICIADO
Depois da Filosofia, os candidatos admitidos ao Noviciado experimentam o estilo de vida que a Vida Religiosa camiliana lhe oferece. Os alicerces são: a vida de oração, a vida comunitária e o apostolado.
O Noviciado tem a duração de um ano, conclui-se com a Profissão temporária, cerimônia em que se professa os conselhos evangélicos: castidade, pobreza, obediência e um quarto voto, amor aos doentes mesmo com risco de vida.
FORMAÇÃO APÓS O NOVICIADO OU JUNIORATO
Terminada a experiência de Noviciado, o novo religioso, ingressa na etapa dedicada aos estudos teológicos. A partir da Profissão temporária o religioso é parte integrante, ou seja, faz parte oficialmente da nossa Ordem, se torna religioso adquirindo parcialmente direito e deveres dentro de nosso Instituto. Esse tempo de formação abrange o período de quatro anos.
Além dos estudos teológicos, os religiosos desenvolvem atividades pastorais e missionárias, integradas à formação religiosa e ao carisma camiliano.
PROFISSÃO PERPÉTUA E ORDENAÇÃO
Com a emissão da Profissão Perpétua os religiosos confirmam seu estado de total e perpétua pertença nessa família religiosa. Para os que optaram pela vocação laical, consagrando-se a “Irmão”, a profissão perpétua é o grau máximo da formação inicial, também para os religiosos que almejam o ministério sacerdotal. Esses são ordenados diáconos e, após ter vivenciado o ministério diaconal segue a ordenação presbiteral, vivida com dedicação, humildade e serviço à Igreja e todo o povo de Deus.

Equipe - SAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...