terça-feira, 1 de agosto de 2017

Agosto, mês vocacional



Contexto e origem

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembleia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil.


A Igreja Católica é formada por dioceses. A diocese é a porção do Povo de Deus que está numa região e é guiada e alimentada na fé, esperança e caridade pelo bispo e seus colaboradores, os padres e os diáconos. O Bispo Diocesano é o Pastor, mestre e guia, escolhido pela Igreja para ser o sucessor dos Apóstolos. É o Profeta que testemunha e alimenta seu povo pela Palavra de Deus. É o Sacerdote que santifica pelos sacramentos, caminha junto e conhece as suas ovelhas. 

Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto, conforme o costume da Igreja no Brasil, é dedicado à oração, à reflexão e à ação, nas comunidades, concernente ao tema das vocações. Por isso, lembra-se, em cada semana desse mês, uma determinada vocação, a saber:

1ª semana: vocação para ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; 
2ª semana: vocação para a vida em família (atenção especial aos pais); 
3ª semana: vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares; 
4ª semana: vocação para os ministérios e serviços na comunidade;
5ª último domingo de agosto, Dia Nacional do Catequista.

Por essa razão, convidamos a todos para que rezem pelas vocações e assim, com a graça de Deus, hajam mais sacerdotes, mais religiosos e mais leigos comprometidos com a nossa Igreja, Povo de Deus. Muito oportuna a admoestação do apóstolo Pedro a todas as vocações: “Por isso, irmãos, esforçai-vos por consolidar vossa vocação e eleição. Se agirdes assim, não tropeçareis” (2 Pd 1, 10). Outrossim, o apóstolo Paulo, depois de chamar a atenção de que cada um de nós recebeu a graça na medida do dom de Cristo, explica: “A uns nomeou apóstolos, a outros profetas, evangelistas, pastores e mestres para a formação dos consagrados na obra confiada, para construir o corpo de Cristo” (Ef  4, 11-12).

Aproveitemos o “Mês Vocacional” para refletir, de modo especial, sobre as diversas vocações na Igreja, apoiar as pessoas vocacionadas e rezar pela sua perseverança.


Fonte: Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I. (arquivo pessoal)

SCAV - Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...