quarta-feira, 1 de março de 2017

Quaresma



O TEMPO DA QUARESMA

O tempo da Quaresma é tempo privilegiado na vida Igreja. É o chamado tempo forte, de conversão e de mudança de vida (metanóia). Essa mudança de vida é preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. 

Nesse tempo se registram os grandes exercícios quaresmais: a prática da caridade e as obras de misericórdia. O jejum, a esmola e a oração são exercícios bíblicos até hoje recomendáveis.

Liturgicamente, a Quaresma começa com a celebração da Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira da Semana Santa, Missa da Ceia do Senhor, exclusive. Concluindo o tempo quaresmal inicia-se a celebração do Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

O Tríduo Pascal é o centro da Páscoa, de toda a vida da Igreja. Na liturgia ocupa o primeiro lugar em ordem de grandeza, não havendo, pois, nenhuma outra celebração que se possa colocar em seu nível. É, portanto o cume da liturgia e de todo o acontecimento da redenção.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. 

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. 

[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.]

SAVCamiliano - Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...