terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que é um secretário de estado?



O braço direito do papa no principal ministério do Vaticano: a Secretaria de Estado

Por Sergio Mora
ROMA, 02 de Setembro de 2013 (Zenit.org) - O secretário de Estado é o principal colaborador do papa. Ele é o chefe da Secretaria de Estado, o dicastério, ou espécie de ministério, mais importante da Cúria Romana, encarregado de organizar, fazer as nomeações e dirigir as atividades dos outros dicastérios.
O papa está acima da cúria, e, dentro dela, o secretário de Estado é o “número um”. Até 15 de outubro, o cargo será exercido pelo cardeal Tarcisio Bertone e depois será assumido pelo arcebispo Pietro Parolin.
O número dois da Secretaria de Estado é o chamado “substituto”, dom Angelo Becciù, e o número três, o “secretário para as Relações com os Estados”, é dom Dominique Mamberti, em cargo correspondente ao de ministro de assuntos exteriores. Na administração ordinária, o que o secretário de Estado assina tem efeito de lei.
Todos os dias, esses dois ministros (o substituto e o secretário para as Relações com os Estados) vão até a primeira “logia”, onde se reúnem com o secretário de Estado e lhe apresentam todas as questões a ser atendidas. Quando são assuntos de tipo administrativo, eles mesmos definem como resolvê-los; quando são fatos novos e é necessário interpretar o modo mais adequado de proceder, o secretário de Estado consulta diretamente o papa Francisco. O secretário de Estado se encontra com o papa cerca de três vezes por semana, além, naturalmente, de quaisquer vezes em que o próprio santo padre o chama.
O secretário de Estado é também chefe da Cúria Romana e preside como tal as reuniões com os chefes dos dicastérios, a não ser que o papa esteja pessoalmente nessas reuniões, como João Paulo II fazia muitas vezes. São reuniões sem datas fixas, que se realizam quando convocadas, duas ou três vezes por ano.
Durante a sé vacante, a Secretaria de Estado é responsável pelas relações da Santa Sé. O secretário de Estado, que perde o cargo com a morte do papa, assume algumas funções de chefe de Estado como parte de uma comissão temporária.
“Parolin é um gigante, um bom sacerdote, de profunda diplomacia, rico em humanidade, além de uma pessoa de vida interior. Não é um carreirista, é um homem de Deus”, afirmou a ZENIT um prelado que preferiu não se identificar. E precisou que “o papa Francisco o conhecia bem porque ele era núncio na Venezuela e participava nas reuniões dos bispos latino-americanos”.
Cardeal Bertone: balanço de sete anos é positivo

Sobre as acusações sofridas: um entrelaçar-se de corvos e serpentes

Por Redacao
ROMA, 02 de Setembro de 2013 (Zenit.org) - O cardeal Tarcisio Bertone, durante visita à cidade de Siracusa na celebração dos 60 anos do prodígio da lacrimação de um quadro de Maria, considerou positivo o balanço do seu trabalho na Secretaria de Estado durante os últimos sete anos, de acordo com a agência de notícias Ansa. 
“Naturalmente, houve muitos problemas, especialmente nos últimos dois anos, houve acusações contra mim... Um entrelaçar-se de corvos e serpentes... Mas isto não deveria ofuscar o que eu considero um balanço positivo”, declarou, completando: “Sempre dei o máximo, mas é claro que tenho os meus defeitos, e, se tivesse que pensar agora, em certos momentos teria agido de outro modo”.
Os analistas consideram que o novo secretário de Estado, o arcebispo Pietro Parolin, que assumirá o cargo no dia 15 de outubro, terá um papel mais focado na dimensão internacional. Considera-se também que haverá mais colegialidade entre o papa e os dicastérios, sem que o secretário de Estado seja o principal vínculo de comunicação.
Bento XVI não acolheu em 2009 a primeira renúncia apresentada pelo cardeal Bertone por motivos de idade e afirmou que não queria “renunciar à preciosa colaboração” do cardeal.
Depois do vazamento de documentos sigilosos do Vaticano, o chamado caso Vatileaks, em cujos textos aparecia várias vezes o nome do secretário de Estado, o papa Ratzinger reiterou a sua confiança no secretário.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...