sexta-feira, 1 de março de 2013

Normas litúrgicas para o tempo de Sé Vacante


Nota de Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Campinas
CAMPINAS, 28 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) - Publicamos a seguir a nota enviada por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas, aos fieis da sua diocese, sobre a Sede Vacante que começou hoje às 16 horas, horário de Brasília. Em anexo à nota se encontram alguns aspectos litúrgicos e normativos para esse período.
***
Caríssimos irmãos e irmãs,
Vivemos um momento histórico para a Igreja e para o mundo. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, em uma demonstração de extrema humildade e desapego, renunciou como Bispo de Roma e a Sé do Apóstolo São Pedro está Vacante.
Este momento nos veio exatamente no período da Quaresma, tempo forte de penitência, de retomada do caminho para Deus através do jejum, da esmola e da oração; tempo de conversão. De modo particular este tempo, com os últimos acontecimentos e a pessoa do Santo Padre, nos coloca diante dos grandes desafios que o mundo tem a enfrentar. Nós batizados e, especialmente os que assumimos a responsabilidade do ministério apostólico como ministros ordenados, somos chamados a renovar nossa profissão de fé e nosso compromisso com a missão de levar a Boa Nova do Reino a todos.
Contudo, não é tempo de dúvidas, angústias ou sofrimento, mas de plena confiança e entrega aos desígnios de Deus. Somos imensamente gratos pela bênção que foi o pontificado do Papa Bento XVI. Estamos em comunhão com toda a Igreja na oração pelo Colégio dos Cardeais que, em Conclave, se reunirão nos próximos dias para a eleição do novo Sumo Pontífice, segundo a inspiração do Espírito Santo.
Peço a todos que, nas preces das Santas Missas, outras celebrações e reuniões das nossas Paróquias, Capelas, Comunidades e Organismos, confiantes no Espírito Santo, que conduz a Igreja de Cristo, rezem especialmente pelos Cardeais, pelo Conclave e por aquele que, com a graça de Deus, será eleito o sucessor do Apóstolo São Pedro.

Recordamos que, no período da Sé Vacante, na celebração da Santa Missa, durante a Oração Eucarística, omite-se o trecho que menciona o Santo Padre.

Campinas, 28 de fevereiro de 2013 (20h00 em Roma, 16h00 em Brasília)

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Campinas

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...