quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Saúde

A Constituição dos Religiosos Camilianos expressa: “Maria, Mãe de Jesus, fiel em acolher o Verbo, em cooperar na sua obra e, de maneira especial, solícita para com os sofredores, se apresenta para nós qual modelo de vida espiritual e de serviço e nos assiste com seu amor maternal. A nossa Ordem venera-a com singular piedade, celebra com devoção as suas festas e a honra com a recitação do terço. Nós a reconhecemos e a amamos com Mãe e a invocamos 'Rainha dos Ministros dos Enfermos'” (n. 68).
Na Igreja da Casa da Madalena, sede geral da Ordem, em Roma, preserva-se a imagem de Nossa Senhora da Saúde (Salus Infirmorum). A história dessa imagem é muito simples e singela. Dois anos antes da morte de São Camilo, próximo da Casa da Madalena veio morar uma senhora, Settimia de Nobili. Ela era muito devota de Nossa Senhora, também vivia adoentada e foi assistida pelo piedosíssimo Padre Cesare Simonio. Essa senhora tinha na sua casa uma imagem da Virgem, com o Menino nos braços, à qual tinha muito apego e devoção: era um quadro de Nossa Senhora da Saúde.
            A gentil senhora, quando estava prestes a falecer, no dia 19 de janeiro de 1614, deixa em testamento a doação da imagem para os padres Camilianos. No dia 25 de maio, de 1616, morria a senhora Settimia, assistida pelo Padre Cesare Simonio. Esse tomou o quadro da Virgem e colocou-o sobre o altar-mor da Igreja de Santa Maria Madalena. Até hoje a imagem é conservada, venerada e guardada pelos Religiosos da Ordem dos Ministros dos Enfermos, Camilianos, que celebram sua festa em 16 de novembro.
            Entretanto, encontramos outras datas para esta festividade de Nossa Senhora da Saúde, por exemplo: em Lisboa (Portugal), comemora-se em: 20 de abril; 15 de agosto (também dia da Assunção de Maria). Na Itália (onde é conhecida como Madonna della Salute), é celebrada a 21 de novembro e tem o seu maior santuário em Veneza - a Basílica de Santa Maria della Salute. A veneração à Nossa Senhora da Saúde, foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos da região do Vêneto.
As imagens de Nossa Senhora da Saúde são muito diferentes, pelo menos no Brasil. Geralmente, o único traço iconográfico distintivo da Senhora da Saúde é o segurar com o braço esquerdo o Menino Jesus, à semelhança da Nossa Senhora do Carmo, mas sem qualquer outro adereço.

Equipe – SAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...