sábado, 30 de setembro de 2017

S. Jerônimo PresbDr, memória



S. Jerônimo, presbítero, cardeal, Doutor da Igreja, séc. IV


Nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu-se em Belém, onde continuou a tomar parte muito ativa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420.

Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SCAV - Fortaleza




Festa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida



Últimos preparativos para a Novena e Festa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida


O Portal oficial do Santuário Nacional de Aparecida publicou nesta quinta-feira, 28 de setembro, números interessantes sobre a festa do próximo dia 12 de outubro na qual se celebra 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.  Serão 26 carros andor para a Novena e Festa da Padroeira. As peças estão sendo preparadas pelos 50 colaboradores das equipes de serralheria, carpintaria, pintura, elétrica, manutenção e enfeites; a previsão é de que 200 mil hóstias para a celebrações; cerca de 2.500 colaboradores, como são chamados os funcionários do Santuário Nacional, estarão direta ou indiretamente envolvidos nos trabalhos da Festa de Nossa Senhora Aparecida e o Santuário dispõe de mais de 900 banheiros masculino e feminino, 75 sanitários para atender aos deficientes, 30 fraldários e 156 bebedouros.

Peças sacras  e coreografias na festa

Os redatores do Portal também informam que desde o mês de agosto, uma equipe se desdobra para realizar a confecção do mobiliário sacro para a festa do dia 12 de outubro. Serão apresentadas, 10 peças: o ambão, local de onde são feitas as leituras; sete banquetas para os concelebrantes; a sedia, cadeira do presidente da celebração e a mesa da eucaristia. Todo o mobiliário foi produzido em mogno maciço e atualmente recebe o acabamento em marchetaria e azulejo, conforme o projeto pensado pelo padre Marcelo Magalhães, diretor do Portal A12, responsável pelo desenho dos objetos litúrgicos.

Durante a novena preparatória e no dia da festa da Padroeira serão apresentadas diversas coreografias. O Portal A12 informa que cerca de 200 voluntários se dedicam , há dois meses, aos ensaios dessas coreografias. O grupo conta com a participação de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos de até 80 anos. Dentre os voluntários, estão os colaboradores do Santuário de Aparecida e muitos moradores das cidades vizinhas, que dedicam parte do seu tempo para homenagear a Mãe Aparecida. As coreografias representarão um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida nesses 300 anos, lembrando as pessoas que fizeram parte do tricentenário, as diversas congregações religiosas atuantes na difusão da devoção, o crescimento da devoção, a ação intercessora da Mãe Aparecida e a presença dos missionários redentoristas no Santuário.

Cúpula e TV

Outra atração da festa: inauguração da Cúpula Central do Santuário. Iniciada em 2012, a obra tem 34 metros de diâmetro, 109 metros de circunferência e 72 metros de altura, a Cúpula é ponto para onde tudo converge na Basílica, o Altar Central. A arte da Cúpula Central foi concebida pelo artista sacro Cláudio Pastro e a obra foi um grande desafio para toda a equipe de engenharia. Todo o mosaico da Cúpula foi preparado na Itália, onde pedrinha por pedrinha as artes foram montadas. Para revestir os 2 mil metros quadrados, foram utilizadas mais de 5 milhões de tésseras e foram necessários mais de 2 mil dias de trabalho. A obra da Cúpula Central será inaugurada no dia 11 de outubro, às 19h, durante a Coroação Solene.

 Anote a programação de TV para a festa:  A TV Aparecida, em parceria com o History Channel, exibe nos dias 11 e 12 de outubro, o docudrama inédito e exclusivo “Aparecida do Brasil”. Segundo a coordenadora de programação da TV, Malu Veiga, “o telespectador pode esperar uma produção totalmente inédita de excelente qualidade, na qual é retratado o contexto histórico e devocional de Nossa Senhora Aparecida, desde a pesca da imagem, os primeiros milagres que a consagraram como santa, até a chegada dos Missionários Redentoristas e a construção do maior santuário mariano do mundo”. Um dos destaques do documentário, apresentado pelo jornalista da TV Globo, Rodrigo Alvarez, é a parte das dramatizações reconstruindo passagens históricas – entre elas, a do atentado contra a imagem de Nossa Senhora em 1978 – e a narrativa do ponto de vista histórico e investigativo trazendo a construção de um dos maiores símbolos católicos devocionais do Brasil.

Leia mais sobre os últimos preparativos para festa da Padroeira

www.a12.com


Fonte: http://cnbb.net.br

SCAV - Fortaleza

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

S. Mateus Ap, festa



S. Mateus, apóstolo e evangelista

Trata-se de um dos apóstolos, homem decidido e generoso desde o primeiro momento da sua vocação. É também evangelista - o primeiro que, por inspiração divina, pôs por escrito a mensagem messiânica de Jesus. 

Foi Judeu. Exercia as funções de cobrador de direitos de portagem, ao serviço de Herodes Antipas. Um dia, Jesus saía de Cafarnaum em direção ao Lago, olhou para ele com atenção e disse-lhe: "Mateus, segue-me". E Mateus seguiu-o e foi generoso ao seguir o chamamento e agradecido ao mesmo tempo. Acompanhou sempre o Salvador. Foi testemunha da Ressurreição, assistiu à Ascensão e recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

A glória principal de S. Mateus é o seu Evangelho, escrito primeiro em aramaico e traduzido pouco depois para o grego.


Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SCAV - Fortaleza





Ss. André Kim Taegón Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. memória



Santos André Kim Taegón, presbítero, Paulo Chóng Hasang e companheiros, mártires, +1846

No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.

Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SCAV - Fortaleza


domingo, 3 de setembro de 2017

MENSAGEM DA CNBB - VIDA EM PRIMEIRO LUGAR



CNBB divulga mensagem aos brasileiros para as celebrações do dia 7 de setembro


A conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira (01), mensagem para o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil. No documento, a entidade encoraja as pessoas de boa vontade a se mobilizarem pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro, propondo “a vida em primeiro lugar”. A instituição convida as comunidades a se unirem ao movimento O “Grito dos Excluídos” e, nesta data também, o Conselho Permanente da CNBB sugere as comunidades rezem juntos pela realidade brasileira no O Dia de Oração e Jejum pelo Brasil.

Leia a mensagem na íntegra:

MENSAGEM DA CNBB

VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

O “Grito dos Excluídos” nasceu com o objetivo de responder aos desafios levantados por ocasião da 2ª Semana Social Brasileira, realizada em 1994, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”, e aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade em 1995, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”.

O Grito, realizado no dia 7 de setembro, com suas várias modalidades, é construído com a participação das comunidades cristãs, movimentos, pastorais sociais e organizações da sociedade civil, tem, em 2017, como tema: “Vida em primeiro lugar”, e como lema: “Por direito e democracia, a luta é de todo dia”.

A sociedade brasileira está cada vez mais perplexa, diante da profunda crise ética que tem levado a decisões políticas e econômicas que, tomadas sem a participação da sociedade, implicam em perda de direitos, agravam situações de exclusão e penalizam o povo brasileiro pobre.

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, diante do grave e prolongado momento triste vivido no país, sugere às comunidades que, nesta data, sejam acrescentados dois elementos importantes da espiritualidade cristã, para acompanhar as reflexões e as ações sobre a realidade brasileira: UM DIA DE JEJUM E DE ORAÇÃO PELO BRASIL.

Encorajamos, mais uma vez, as pessoas de boa vontade, particularmente em nossas comunidades, a se mobilizarem pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro, propondo “a vida em primeiro lugar”.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, acompanhe o povo brasileiro com sua materna intercessão!

Brasília, 31 de agosto de 2017

Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: http://cnbb.net.br

SCAV - Fortaleza

S. Gregório Magno PpDr.



S. Gregório Magno, Papa, Doutor da Igreja, +604

São Gregório Magno, nasceu em Roma no ano de 540. A família Anícia, à qual pertencia, era uma das principais de Roma. Quando seu pai morreu, Gregório, ainda muito jovem, era prefeito da cidade. O historiador protestante Harnack admira "a sabedoria, a justiça, a mansidão, a força de iniciativa, a tolerância" e Bossuet considera-o o "modelo perfeito de como se governa a Igreja". É considerado um dos mais célebres Papas da história da Igreja, e seu pontificado durou 14 anos (de 3 de Setembro de 590 a 12 de Março de 604), é marcada por coisas incríveis: organiza a defesa de Roma ameaçada por Aginulfo, com quem reata depois relações de boa vizinhança; administra os bens públicos com religiosa equidade, suprindo o descanso dos funcionários imperiais; favorece o progresso dos agricultores eliminando todo o resíduo de escravidão da gleba; animado pelo zelo, promove a missão de Santo Agostinho de Cantuária na Inglaterra e é o primeiro a usar o nome de servo dos servos de Deus.

O epistolário (chegaram a nós 848 cartas) e as homilias ao povo dão-nos farto testemunho de suas múltiplas atividades, deixando a sua marca em toda parte: lembramos por exemplo, o campo litúrgico, com a promoção do canto gregoriano, o direito canônico, a vida ascética monacal, a pastoral e o apostolado leigo. A sua familiaridade com a Sagrada Escritura aparece nas Homilias sobre Ezequiel e sobre o Evangelho, enquanto os Moralia in Job atestam a sua admiração por Santo Agostinho.

Era admirador excepcional figura de São Bento, fundou sete mosteiros, seis na Sicília e um em Roma. Profunda influência exerceu, juntamente com a Vida de São Bento, o seu livro Regra pastoral, válido ainda hoje.


Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SCAV - Fortaleza



Intenções do Papa



Intenções do Apostolado da Oração - setembro


PELA EVANGELIZAÇÃO: Pelas nossas paróquias, para que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de comunicação da fé e do testemunho da caridade.



Fonte: Diretório da Liturgia, CNBB, p. 151.

SCAV - Fortaleza

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...