terça-feira, 18 de outubro de 2011

Encontro Vocacional

Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2011, no Seminário São Camilo, localizado no Ipiranga-SP, aconteceu o encontro de convivência vocacional, cujo objetivo é ajudar despertar, cultivar e discernir a vocação dos jovens que buscam realizar-se pessoal e comunitariamente.

Equipe - SAV


























terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acompanhamento e etapas formativas

O caminho formativo compreende duas fases: formação inicial e formação permanente. Todavia, esse caminho começa a ser percorrido por meio da Promoção Vocacional, cuja missão promover e difundir a consciência de que todo povo de Deus é chamado a uma consagração especial no mundo. Eis o grande apelo de Jesus: “A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita” (Mt 9, 37-38).
A formação inicial é um tempo de diálogo entre a iniciativa de Deus que chama e a liberdade da pessoa chamada, que assume progressivamente os compromissos da sua própria formação. Essa formação dura até a emissão da Profissão perpétua. Esse período formativo da Vida religiosa é gradativo e progressivo, a saber: Aspirantado (Propedêutico); Postulantado (período dos estudos filosóficos); Noviciado (vida de oração, vida comunitária e vivência do carisma camiliano); Juniorato (período dos estudos teológicos).
A formação é um processo contínuo, não tem ponto final. Por isso, após a profissão perpétua e a ordenação todo religioso encontra-se num estado de formação permanente. A formação permanente é uma necessidade inerente à realidade pessoal e cada religioso, ele é o primeiro responsável pela sua formação permanente, mantendo-se aberto aos vários aspectos do seu ser e de seu agir, mantendo vivo e ativo o ânimo carismático e apostólico, como por exemplo, por meio de uma boa reciclagem teológica.
PASTORAL VOCACIONAL
Tem a missão de promover e difundir a consciência de que todo povo de Deus é chamado a uma consagração especial no mundo. Eis o grande apelo de Jesus:
A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita (cf. Mt 9, 37-38).
SEMINÁRIO MENOR
É uma comunidade para jovens, sobretudo adolescentes, que desejam descobrir a sua vocação. A sua finalidade primeira e cultivar o germe da vocação, isto é, favorecer o processo de discernimento vocacional, para livre opção pela vida religiosa camiliana.
Atividades: estudos escolares, formação comunitária, oração, serviços rotineiros da casa, pastoral, lazer etc.
PROPEDÊUTICO
É o início da caminhada dos vocacionados que concluíram o ensino médio ou algum curso superior. Esse período pode ter a duração, no mínimo um ano, podendo ser prorrogado.
Atividades: formação comunitária e espiritualidade camiliana; estudos de algumas disciplinas e idiomas, em vista de um futuro processo seletivo para etapa posterior (filosofia); pastorais; serviços cotidianos, lazer etc.
FILOSOFIA OU POSTULANTADO
É a etapa da formação em que o formando continua a sua experiência da vida religiosa camiliana. Agora de modo mais intensa, pois ele será inserido num mundo acadêmico, ingressa na graduação em Filosofia. Essa etapa dura três anos. O último ano é marcado pela preparação em vista da admissão ao Noviciado.
NOVICIADO
Depois da Filosofia, os candidatos admitidos ao Noviciado experimentam o estilo de vida que a Vida Religiosa camiliana lhe oferece. Os alicerces são: a vida de oração, a vida comunitária e o apostolado.
O Noviciado tem a duração de um ano, conclui-se com a Profissão temporária, cerimônia em que se professa os conselhos evangélicos: castidade, pobreza, obediência e um quarto voto, amor aos doentes mesmo com risco de vida.
FORMAÇÃO APÓS O NOVICIADO OU JUNIORATO
Terminada a experiência de Noviciado, o novo religioso, ingressa na etapa dedicada aos estudos teológicos. A partir da Profissão temporária o religioso é parte integrante, ou seja, faz parte oficialmente da nossa Ordem, se torna religioso adquirindo parcialmente direito e deveres dentro de nosso Instituto. Esse tempo de formação abrange o período de quatro anos.
Além dos estudos teológicos, os religiosos desenvolvem atividades pastorais e missionárias, integradas à formação religiosa e ao carisma camiliano.
PROFISSÃO PERPÉTUA E ORDENAÇÃO
Com a emissão da Profissão Perpétua os religiosos confirmam seu estado de total e perpétua pertença nessa família religiosa. Para os que optaram pela vocação laical, consagrando-se a “Irmão”, a profissão perpétua é o grau máximo da formação inicial, também para os religiosos que almejam o ministério sacerdotal. Esses são ordenados diáconos e, após ter vivenciado o ministério diaconal segue a ordenação presbiteral, vivida com dedicação, humildade e serviço à Igreja e todo o povo de Deus.

Equipe - SAV

Jovem, junte-se a nós, seja um Camiliano também!

Numa atitude de fé, Camilo cuidava dos doentes vendo neles o próprio Cristo. Com seu gesto de amor e dedicação, atraía inúmeros seguidores de boa vontade que praticavam a mesma caridade. Assim começava a comunidade dos Padres e Irmãos conhecidos no mundo todo como Camilianos.
Os Camilianos seguem o espírito de Cristo misericordioso, mantendo viva a mesma fé que levava Camilo a ver no doente o próprio Cristo.

O QUE FAZER?
Procurar orientação no SAV
 SAV – Serviço de Animação Vocacional
Rua Antonio Marcondes, 427 – Ipiranga
04267-020 São Paulo – SP
Tel. (11) 3872-7063

Seminário São Camilo – Minas Gerais
Rua Cel. Lucas Magalhães, 373
37958-000 Monte Santo de Minas – MG
Fone: (35) 3591-1614

Comunidade São Camilo – Espírito Santo
Rua Sabina Scárdua Fardim, 02
29304-340 Cachoeiro do Itapemirim – ES 
Fone: (28) 3511-6356

Comunidade São Camilo – Rio de Janeiro
Estrada Velha da Tijuca, 45 – 20531-080 Rio de Janeiro – RJ
Fone: (21) 2238-3509

Seminário São Camilo – Paraná
Av. Camilo Di Lellis, 868 – 83323-000 Pinhais – PR
Fone: (41) 3667-5069

Comunidade São Camilo – Brasília
S.G.A. Norte – Quadra 914 – Conj. “G”
70790-140 Brasília – DF
Fone: (61) 3226-0300

Seminário São Camilo – Ceará
Rua Monte Rei, 300 – 60832-280 Fortaleza – CE
Fone: (85) 3476-8359

Equipe - SAV

Vocação, um Chamado de Deus

Quem nunca pensou ou ouviu falar sobre vocação? Essa palavra traz consigo algo precioso: um convite a uma profunda amizade com Deus. Ele, na sua infinita bondade de Pai, deseja a felicidade plena a todos os seres humanos, para que se realizem em suas conquistas e opções. O ser humano, na sua liberdade, é convidado a escutar e a acolher o chamado feito por Deus, assim como aconteceu com Moisés, com Abraão, com os Profetas e com os Apóstolos e isto também poderá acontecer com você.
            A palavra vocação significa chamamento. Não se trata de um simples chamado, porque consiste no resultado da soma entre chamado e resposta. Esse chamamento é sinal de confiança tanto para quem é chamado, quanto para aquele que chama. O chamado assinala ou indica um caminho, desperta ou convida a caminhar, fortalecendo a fragilidade humana, a fim de proporcionar um encontro pessoal com Cristo, servidor da messe do Pai.
            É Deus quem nos chama a servir uns aos outros. Se Ele nos chama também indica o caminho a seguir. E esse é traçado na medida em que se caminha. É caminhando que se faz o caminho, diz o ditado. Deus chama a cada um dentro do seu cotidiano e não usa meios extraordinários. Seja no ambiente familiar, estudantil ou do trabalho, lá se encontra Deus. E, assistidos pelo Espírito Santo, somos impulsionados a dar uma resposta generosa a Deus, ou seja, fazer uma opção livre e consciente, a qual implica despojamento, adesão filial ao projeto de Jesus Cristo e renúncias, como vemos na parábola do jovem rico (Mt 19, 16-22).
            Esse encontro com Jesus expressa uma pedagogia de forma clara e direta. Assim o jovem se sente pessoalmente convidado porque realmente se encontrou com Cristo, que o chama e espera dele uma resposta. Essa resposta é perpassada pela acolhida e pela experiência do amor de Deus Trindade. Deus é a fonte da vocação: o Pai chama para a missão; o Filho, servidor e obediente ao Pai, expressa esse chamado, nos envia, e o Espírito Santo faz ecoar a Palavra em vista do bem de todos e nos conduz. A acolhida do chamado consiste em abrir a porta para esta invasão de força, a fim de que a pessoa se disponha e se sinta impelida para onde tal força a impele. A verdadeira acolhida brota da mais profunda serenidade interior, a qual gera uma abertura aos outros.
            A vocação não se restringe a adjetivos como matrimonial, laical, sacerdotal ou vida religiosa. Esses são complementos necessários para quem deseja viver toda a sua vida única e exclusivamente para Deus e o seu Reino. Quando ouvirmos falar a respeito de vocação, devemos ter clareza de que se trata de um substantivo muito importante, no qual reconhecemos a presença de Deus no princípio e fim de nossa história. Abraçando a vocação, iluminados pela Palavra de Deus e confiantes na companhia de Jesus Cristo, que nos revela o Pai, sem medo de ser feliz, seremos a cada dia impulsionados a arriscar tudo para viver por amor, pois se Deus chama é porque Ele nos ama.                                                  

Equipe - SAV

domingo, 9 de outubro de 2011

História de um sonho

São Camilo de Lellis teve um sonho; sonhou que os enfermos poderiam ser tratados “com o mesmo afeto que uma mãe cuida do seu filho enfermo”.
Esse sonho de São Camilo é continuação da missão confiada a todos por Jesus de Nazaré, que passou pela vida fazendo o bem, curando os enfermos e anunciando-lhes a Boa Notícia.
Deste sonho partilhado nascemos nós, os religiosos camilianos.  E este sonho está fazendo realidade em trinta e três países, dos cinco continentes.
Esse sonho de São Camilo, ainda não acabou.  Existem muitos enfermos caídos, ao longo dos caminhos da vida, que esperam a chegada de bons samaritanos. Para que Ele continue sendo realidade, precisa de muitos homens e mulheres que estejam dispostos a compartilhá-lo.
Precisa de você...

SAV – SERVIÇO ANIMAÇÃO VOCACIONAL

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe” (Mt 9,37-38).

A animação vocacional é uma atividade muito importante na vida da Igreja. Assim como existem pastorais catequéticas, familiares e sacramentais, há em nossa comunidade de fé um serviço específico destinado à animação vocacional denominado Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional – PV/SAV.
A missão da PV/SAV é, fundamentalmente, despertar, animar e acompanhar os vocacionados e vocacionadas oferecendo-lhes uma orientação pedagógica para irem ao encontro de Jesus Cristo. Ele disse: “A messe é grande, mas os operários são poucos”. Essa messe necessita de pessoas dispostas a continuar a Sua missão, que entendam a grandeza de ser parte integrante do plano divino e que andem, sobretudo, pelas estradas da vida, levando a Boa Nova ao mundo.
A promoção vocacional é uma tarefa de toda a Igreja, isto é, de todo batizado. Portanto, todos os batizados são responsáveis e chamados a promovê-la. A Igreja é a comunidade dos chamados, que toma consciência de ser chamada e que, ao mesmo tempo, conscientiza-se de que, também, deve chamar continuamente. Logo, todos são “chamados para chamar”, por meio da construção de uma cultura vocacional, da oração pelas vocações e, essencialmente, do testemunho de vida.
Cada um de nós é chamado a viver uma vocação, isto é, realizar-se plenamente como pessoa. Para tanto, é importante pensarmos e refletirmos sobre nossa vocação e missão. É bem sabido que a vocação é a priori partindo da natureza divina e contida, embora compreensível só pelos olhos da fé, na natureza humana. “Antes que formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fez profeta para as nações” (Jr 1, 5). Portanto, é de nossa natureza termos uma vocação e, somente, cabe a nós desenvolvê-la em colaboração de outrem.
“[...] fica evidente que a condição do homem é semelhante à da árvore. De fato, assim como uma árvore frutífera pode crescer sozinha e por virtude própria, mas uma árvore silvestre só dá frutos silvestres, ao passo que para produzir frutos doces e maduros é preciso que uma agricultor experiente a plante, irrigue e pode” (COMENIUS, Didática magna, 1631).
Daí decorre que a vocação é chamado divino e resposta humana, ou seja, uma con-vocação profunda a cada pessoa, que exige do vocacionado intimidade e aliança com o Senhor que chama. Essa comunhão suscita, no coração humano, uma decisão e uma resposta, que se exprime, antes de tudo, com o desejo de seguir Jesus e assumir o seu projeto, que é vida plena e abundante (cf. Jo 10, 10), doando-se por amor e servindo a Deus e a Igreja, naquelas pessoas desfiguradas e esquecidas, que merecem cuidado e respeito à sua dignidade humana.
E você jovem, já descobriu sua vocação? Venha conhecer os Padres e Irmãos Camilianos. Junte-se a nós e seja, também, um Camiliano!

Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.
Animador Vocacional da Província Camiliana Brasileira

                    Serviço de Animação Vocacional
                             Avenida São Camilo, 1200 - Granja Viana
                             06709-150 Cotia - SP
                             Tel. (11) 3872-7063
                              vocacional@camililanos.org.br
                                  http://www.camilianos.org.br/
                      
                              

Espiritualidade

Seguimos o espírito de Cristo misericordioso, expressado no exemplo de vida de São Camilo, cuidamos dos doentes como se fossem o próprio Cristo. O fundamento bíblico da identificação de Cristo com o enfermo está em suas próprias palavras “... Estive enfermo e viestes visitar-me...” (Mt 25, 36).  Temos presente em nós a fé que levou São Camilo a ver no doente o próprio Cristo.  Cultivamos a amizade com Deus para que saibamos ser ministros do amor de Cristo para com os doentes.

Quem foi São Camilo


Camilo de Lellis nasceu no dia 25 de maio de 1550, na Itália. Após uma vida de aventuras, converteu-se ao amor de Deus e do próximo.  Desse dia em diante sua vida ganhou outro sentido. Entregou-se então de corpo e alma no serviço ao próximo, especialmente aos doentes, no hospital São Tiago, em Roma. Foi ali que, por inspiração do Cristo crucificado, reuniu o primeiro núcleo de voluntários para servir aos doentes com amor, vendo neles o Cristo e sendo para eles instrumento do amor de Cristo, dando assim início à Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), reconhecida pela Igreja como “nova escola de caridade”. Camilo morreu, em Roma, no dia 14 de julho de 1614. Foi oficialmente declarado santo pela Igreja e proposto como padroeiro dos enfermos, profissionais da saúde e hospitais.

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...